A Certidão de Óbito é um registro oficial, lavrado e certificado pelo Cartório de Registro Civil no mesmo distrito onde ocorreu o falecimento do cidadão. Este documento é uma declaração judiciária que comprova que uma pessoa faleceu, podendo ser usado para autorizar procedimentos relativos à morte da mesma.
Enquanto que é possível obter a certidão de óbito indo a um cartório e seguindo os procedimentos burocráticos que explicaremos a seguir, não há dúvidas de que há uma forma mais fácil de fazer isso.
Em parceria com o site Documento no Brasil, oferecemos o serviço de solicitação e busca da sua certidão de óbito em qualquer cartório do Brasil.
Você não precisa ir ao cartório, pode pagar on-line ou por boleto bancario e receberá o seu documento na porta da sua casa.
Basta preencher o formulário abaixo, e daremos início ao procedimento.
Quando você perde um ente querido, é essencial declarar o óbito e tirar uma certidão de óbito para poder, por exemplo, receber uma pensão por morte. Neste artigo, nós lhe diremos como obter uma certidão de óbito para que você possa cumprir as formalidades.
Há uma diferença entre a Certidão de Óbito e o Atestado ou Declaração de Óbito. O Atestado de Óbito é um documento emitido pelo médico, que declara a morte do indivíduo, assim como data, hora, local e causa. Enquanto o certificado de Óbito é emitido no Cartório de Registro Civil.
Enquanto que o Atestado de Óbito prova a morte do indivíduo, ele não é suficiente. A Certidão de Óbito pode ser feita a partir do relato de duas testemunhas, em cartório, que atestem a morte do indivíduo. Ou a partir do aval do IML (Instituto Médico Legal), que age em casos em que a natureza da morte tem suspeitas criminais.
Para obter a Certidão de Óbito é necessário levar ao cartório os seguintes documentos do falecido:
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais e tabelionato de notas - bandeira do almada |
Endereço | Rua Francolino Gonçalves dos Santos, 85 45680000 Itajuípe |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h. |
Contacto | Telefone : 3238-1821 Fax : 3238-1822 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas |
Nome | Tabelionato de notas e protesto de tÍtulos |
Endereço | Rua Francolino Gonçalves dos Santos, Fórum 45630000 Itajuípe |
Contacto | Telefone : 3238-1821 Fax : 3238-1821 |
Atributos | Notas, Protesto de Títulos |
Nome | ofÍcio de registro de imÓveis, tÍtulos e documentos e pessoas jurÍdicas |
Endereço | Rua Francolino Gonçalves dos Santos, 85 Fórum Des. Orlando Pereira dos Santos 45630000 Itajuípe |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h. |
Contacto | Telefone : 3238-1821 Fax : 3238-1824 |
Atributos | Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas |
Nome | OfÍcio de registro civil das pessoas naturais |
Endereço | Rua Francolino Gonçalves dos Santos, 85 45630000 Itajuípe |
Horário | De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h. |
Contacto | Telefone : 3238-1822 Fax : 3238-1821 Endereço electrónico : [email protected] |
Atributos | Nascimentos, Casamentos, Óbitos |
Os certidões de óbito e de nascimento não tem prazo de validade. Além disso, até 15 dias após o falecimento, a certidão de óbito é gratuita. No entanto, passado esse prazo, apenas um mandato judicial poderá recorrer em busca do documento, que deverá ser expedido por um advogado.
Entretanto, se uma nova cópia for necessária, a segunda via do registro tem um custo definido pelo Tribunal de Justiça de cada estado. Se você quiser saber o custo exato, pode fazê-lo seguindo este link.